Pular para o conteúdo principal

O fenômeno que BYOD pode ser na Administração Pública.




Os complicados e singulares nomes servem para rotular uma prática que já é comum, já está sendo usada mas precisa de uma abstração um rótulo, algo para ser citada sem precisar explicar vinte vezes a mesma coisa. Isso acontece desde a época dos sumérios, mais de 50 mil anos, onde eles marcavam barro húmido para depois secar no sol e tempos depois dissemos que isso era a Escrita. Mais interessante que isso é o pastor de ovelhas que pela manhã fazia um agrupado de pedras (uma para cada ovelha) e no final do dia retirava uma pedra para cada ovelha que voltava, e a isso tempo depois foi chamado Cálculo (pedra em latim é calculus).


Portanto, quando você utiliza seu smartphone com um aplicativo de escritório para enviar relatórios para o seu superior dentro do taxi ou quando um agente público precisa fazer o seu trabalho e encontra um computador com tecnologia defasada na sua mesa, ele busca o seu notebook ou PC, e o utiliza para executar o seu trabalho, nós já estamos usando parte do conceito de BYOD - Bring Your Own Device.

Muitas questões devem ser levadas em consideração, principalmente a segurança, uma camada de gestão de redes e de ativos da instituição precisa ser considerada. A gerência de T.I. precisa homologar os equipamentos e configurações de acessos. Apesar de ter vantagens muito claras, a equipe que faz a gestão da infraestrutura e segurança de redes precisará ficar mais atenta para os desafios que é o colaborador trazer seu equipamento para o local de trabalho.

Em 2010, durante a disciplina de Comunicação , Educação e Tecnologia ministrado pela professora Cláudia Guerra, realizamos o uso de aplicações mobile em sala de aula em oposição a proibição de alunos utilizarem os seus próprios gadgets para construir conhecimento. Ao invés de proibir ou banir o uso de dispositivos próprios, vamos usa-los para chegar ao mesmo objetivo, educação, segurança e outros.

Um exemplo de sucesso que configura claramente o uso do BYOD, na administração direta está a bem sucedida Operação Pescador 1, que trouxe segurança e registro em tempo real para todas as ocorrência da operação, usando os próprios gadgets de quem participou da operação, mostrando que é possível e que todos já utilizam e apenas não deram um nome chic ou antipático para aquilo que já fazem.


Fontes:
http://www.computerworld.com.pt/tag/byod/
http://super.abril.com.br/tecnologia/o-homem-que-calculou
http://acritica.uol.com.br/noticias/A_0_1391260905.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

A vovó do NETFLIX. Um modelo legal para reduzir a pirataria.

Poderia ser a vovó do NETFLIX Pense comigo, como podemos reclamar dos políticos que temos, se ainda consumimos pirataria e jogamos lixo na rua ? Com essa perspectiva de reduzir a pirataria e respeitar a Lei, observei uma vovó e seus netos vendendo DVDs pirata durante um café da manhã com a Nathália na feira do parque dez em Manaus. Observei a senhora com uma postura curvada, cabelos brancos e uma pochete na cintura, onde ficava o dinheiro trocado. Ela vendia DVDs piratas, como sabemos essa atividade é ilegal . Então como criar alternativas para não aplicar a lei a uma senhora de 75 anos. Imagine uma senhora passando seus últimos dias na prisão ? Entendendo a pirataria como crime: Está no Código Penal, no Art. 184, que fala sobre a violação dos direitos do autor e os que lhe são conexos, e tem uma pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Além disso, nos seus primeiros 3 parágrafos, são dados detalhes do que é qualificado como pirataria:  O primeiro parág...

Produtores abrem as porteiras para o uso da tecnologia no campo

Entenda porque o campo virou a principal aposta na área da tecnologia da informação e como os algoritmos estão sendo tão usados quanto as enxadas e quais empresas estão na vanguarda do segmento. O tamanho do mercado da agricultura familiar Empresas de tecnologia estão de olho no campo, para o pequeno ou médio produtor ter que se virar com seus problemas de controle e produtividade sozinhos definitivamente não é fácil, é nesse contexto que as startups brasileiras estão crescendo junto com o agronegócio, um setor que tem contribuído bastante para a balança comercial brasileira. Quando identificamos o tamanho do mercado, fica claro que as oportunidades para os informatas não estão apenas nos grandes centro urbanos, o principal gargalo está na infraestrutura de redes de longa distância, algo que já foi pior e que aos poucos está sendo interiorizada e ficando disponível para mais pessoas nas cidades ao longo do rio. Os casos de sucesso Segmentos como a agricultura fa...