Os complicados e singulares nomes servem para rotular uma prática que já é comum, já está sendo usada mas precisa de uma abstração um rótulo, algo para ser citada sem precisar explicar vinte vezes a mesma coisa. Isso acontece desde a época dos sumérios, mais de 50 mil anos, onde eles marcavam barro húmido para depois secar no sol e tempos depois dissemos que isso era a Escrita. Mais interessante que isso é o pastor de ovelhas que pela manhã fazia um agrupado de pedras (uma para cada ovelha) e no final do dia retirava uma pedra para cada ovelha que voltava, e a isso tempo depois foi chamado Cálculo (pedra em latim é calculus).
Muitas questões devem ser levadas em consideração, principalmente a segurança, uma camada de gestão de redes e de ativos da instituição precisa ser considerada. A gerência de T.I. precisa homologar os equipamentos e configurações de acessos. Apesar de ter vantagens muito claras, a equipe que faz a gestão da infraestrutura e segurança de redes precisará ficar mais atenta para os desafios que é o colaborador trazer seu equipamento para o local de trabalho.
Em 2010, durante a disciplina de Comunicação , Educação e Tecnologia ministrado pela professora Cláudia Guerra, realizamos o uso de aplicações mobile em sala de aula em oposição a proibição de alunos utilizarem os seus próprios gadgets para construir conhecimento. Ao invés de proibir ou banir o uso de dispositivos próprios, vamos usa-los para chegar ao mesmo objetivo, educação, segurança e outros.
Um exemplo de sucesso que configura claramente o uso do BYOD, na administração direta está a bem sucedida Operação Pescador 1, que trouxe segurança e registro em tempo real para todas as ocorrência da operação, usando os próprios gadgets de quem participou da operação, mostrando que é possível e que todos já utilizam e apenas não deram um nome chic ou antipático para aquilo que já fazem.
Fontes:
http://www.computerworld.com.pt/tag/byod/
http://super.abril.com.br/tecnologia/o-homem-que-calculou
http://acritica.uol.com.br/noticias/A_0_1391260905.html
Comentários