Pular para o conteúdo principal

O fenômeno que BYOD pode ser na Administração Pública.




Os complicados e singulares nomes servem para rotular uma prática que já é comum, já está sendo usada mas precisa de uma abstração um rótulo, algo para ser citada sem precisar explicar vinte vezes a mesma coisa. Isso acontece desde a época dos sumérios, mais de 50 mil anos, onde eles marcavam barro húmido para depois secar no sol e tempos depois dissemos que isso era a Escrita. Mais interessante que isso é o pastor de ovelhas que pela manhã fazia um agrupado de pedras (uma para cada ovelha) e no final do dia retirava uma pedra para cada ovelha que voltava, e a isso tempo depois foi chamado Cálculo (pedra em latim é calculus).


Portanto, quando você utiliza seu smartphone com um aplicativo de escritório para enviar relatórios para o seu superior dentro do taxi ou quando um agente público precisa fazer o seu trabalho e encontra um computador com tecnologia defasada na sua mesa, ele busca o seu notebook ou PC, e o utiliza para executar o seu trabalho, nós já estamos usando parte do conceito de BYOD - Bring Your Own Device.

Muitas questões devem ser levadas em consideração, principalmente a segurança, uma camada de gestão de redes e de ativos da instituição precisa ser considerada. A gerência de T.I. precisa homologar os equipamentos e configurações de acessos. Apesar de ter vantagens muito claras, a equipe que faz a gestão da infraestrutura e segurança de redes precisará ficar mais atenta para os desafios que é o colaborador trazer seu equipamento para o local de trabalho.

Em 2010, durante a disciplina de Comunicação , Educação e Tecnologia ministrado pela professora Cláudia Guerra, realizamos o uso de aplicações mobile em sala de aula em oposição a proibição de alunos utilizarem os seus próprios gadgets para construir conhecimento. Ao invés de proibir ou banir o uso de dispositivos próprios, vamos usa-los para chegar ao mesmo objetivo, educação, segurança e outros.

Um exemplo de sucesso que configura claramente o uso do BYOD, na administração direta está a bem sucedida Operação Pescador 1, que trouxe segurança e registro em tempo real para todas as ocorrência da operação, usando os próprios gadgets de quem participou da operação, mostrando que é possível e que todos já utilizam e apenas não deram um nome chic ou antipático para aquilo que já fazem.


Fontes:
http://www.computerworld.com.pt/tag/byod/
http://super.abril.com.br/tecnologia/o-homem-que-calculou
http://acritica.uol.com.br/noticias/A_0_1391260905.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

É hora de geminar as boas ideias

Em viagem a Portugal, trocando ideias com proeminentes cidadãos portugueses e brasileiros cito Andréa Siqueira, Pedro Mendes e Nathália Siqueira, identificamos cidades homônimas e diversos projetos com potencial de serem adaptados e replicados no Brasil, os resultados são visíveis e certamente podem ser desenvolvidos em cooperação. Acredito que geminar as boas práticas urbanas tendo como modelo as cidades em que os projetos deram certo, podem ser as bases para as "cidades geminadas". Além das cidades homônimas, que acredito que foram boas tentativas de iniciar algo desse tipo temos que fomentar as ações. Copiando e adaptando as boas praticas que acontecem em cidades e outros países e então fazer as nossas próprias experiências, com intercâmbio de pessoas, empresas e negócios. Passeio do Mindu - Visão aérea Portanto, um bom exemplo que temos cá em Portugal é a cidade de Aveiro. Lá temos um canal semelhante ao igarapé do Mindu. Eles despoluiram, e geraram com isso um...

2010 e a natureza mandando seu recado.

Na sua opinião o que a ponte da rodovia RS-287, sobre o rio Jacuí, em Agudo, no Rio Grande do Sul o deslizamento em Angra dos Reis e os mais de trinta terremotos no Haiti tem em comum ? Além de serem desastres naturais que causaram grande comoção nacional e solidariedade, são sinais que a natureza envia para nos alertar de que alguma coisa não está certa, de que o cuidado que precisamos ter é maior do que o feijão com arroz do dia-a-dia. Esses podem ser sinais em tempo ecologico de que ainda podemos fazer algo sem ameaçar a nossa propria existência, parece radical, mas não podemos aceitar sem fazer nada, anos de imprudencia e descaso com o meio ambiente. Aconteceu: Fui fazer uma compra em um dos shoppings de Manaus, quando fui receber o produto, disse que não precisaria da sacola, o funcionário da loja disse que eu era obrigado a levar a sacola por conta de uma norma de segurança interna. Acredito a escolha de levar sacola ou não, é minha. Que mudem os padrões de segurança, que mudem p...