Pular para o conteúdo principal

O fenômeno que BYOD pode ser na Administração Pública.




Os complicados e singulares nomes servem para rotular uma prática que já é comum, já está sendo usada mas precisa de uma abstração um rótulo, algo para ser citada sem precisar explicar vinte vezes a mesma coisa. Isso acontece desde a época dos sumérios, mais de 50 mil anos, onde eles marcavam barro húmido para depois secar no sol e tempos depois dissemos que isso era a Escrita. Mais interessante que isso é o pastor de ovelhas que pela manhã fazia um agrupado de pedras (uma para cada ovelha) e no final do dia retirava uma pedra para cada ovelha que voltava, e a isso tempo depois foi chamado Cálculo (pedra em latim é calculus).


Portanto, quando você utiliza seu smartphone com um aplicativo de escritório para enviar relatórios para o seu superior dentro do taxi ou quando um agente público precisa fazer o seu trabalho e encontra um computador com tecnologia defasada na sua mesa, ele busca o seu notebook ou PC, e o utiliza para executar o seu trabalho, nós já estamos usando parte do conceito de BYOD - Bring Your Own Device.

Muitas questões devem ser levadas em consideração, principalmente a segurança, uma camada de gestão de redes e de ativos da instituição precisa ser considerada. A gerência de T.I. precisa homologar os equipamentos e configurações de acessos. Apesar de ter vantagens muito claras, a equipe que faz a gestão da infraestrutura e segurança de redes precisará ficar mais atenta para os desafios que é o colaborador trazer seu equipamento para o local de trabalho.

Em 2010, durante a disciplina de Comunicação , Educação e Tecnologia ministrado pela professora Cláudia Guerra, realizamos o uso de aplicações mobile em sala de aula em oposição a proibição de alunos utilizarem os seus próprios gadgets para construir conhecimento. Ao invés de proibir ou banir o uso de dispositivos próprios, vamos usa-los para chegar ao mesmo objetivo, educação, segurança e outros.

Um exemplo de sucesso que configura claramente o uso do BYOD, na administração direta está a bem sucedida Operação Pescador 1, que trouxe segurança e registro em tempo real para todas as ocorrência da operação, usando os próprios gadgets de quem participou da operação, mostrando que é possível e que todos já utilizam e apenas não deram um nome chic ou antipático para aquilo que já fazem.


Fontes:
http://www.computerworld.com.pt/tag/byod/
http://super.abril.com.br/tecnologia/o-homem-que-calculou
http://acritica.uol.com.br/noticias/A_0_1391260905.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vovó do NETFLIX. Um modelo legal para reduzir a pirataria.

Poderia ser a vovó do NETFLIX Pense comigo, como podemos reclamar dos políticos que temos, se ainda consumimos pirataria e jogamos lixo na rua ? Com essa perspectiva de reduzir a pirataria e respeitar a Lei, observei uma vovó e seus netos vendendo DVDs pirata durante um café da manhã com a Nathália na feira do parque dez em Manaus. Observei a senhora com uma postura curvada, cabelos brancos e uma pochete na cintura, onde ficava o dinheiro trocado. Ela vendia DVDs piratas, como sabemos essa atividade é ilegal . Então como criar alternativas para não aplicar a lei a uma senhora de 75 anos. Imagine uma senhora passando seus últimos dias na prisão ? Entendendo a pirataria como crime: Está no Código Penal, no Art. 184, que fala sobre a violação dos direitos do autor e os que lhe são conexos, e tem uma pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Além disso, nos seus primeiros 3 parágrafos, são dados detalhes do que é qualificado como pirataria:  O primeiro parág...

S4piens, o robo que nos ensinou a colaborar

Quando você analisa o potencial econômico do trabalho em colaboração fica fácil entender porque ele é tão importante, essencial na rotina diária de qualquer empresa. Seus vetores financeiros, técnicos e criativos que emergem da diversidade, fazem do ambiente uma fonte de experiências únicas. Não falo apenas de colaboração entre pessoas diferentes, falo principalmente de inteligências diferentes, falo do robô S4piens, com ele se tornou indispensável nesse processo de fazer juntos. É ele que comanda o processo de fabricação e diz o que ele pode fazer de melhor e o que pode ser delegado para o humano fazer, assim faz até sentido chama-lo de supervisor, é claro que ele está no controle, ao invés de dar ordens o inverso acontece, eles nos ajuda e colabora com parte da decisão. O trabalho homem-rôbo pode economizar bilhões de dólares, atualizando ciclo de produtos que hoje duram anos para semanas. Partindo de um arquivo de design do produto em CAD (design de produto assistido por co...

O DNA do café regional e seu potencial para o mundo.

A alimentação é a melhor forma de sentir novas culturas e suprir a necessidade biológica que temos pela reposição de energia, ao comer um x-caboquinho não podemos esquecer dos aspectos econômicos, sociais, científicos, políticos e psicológicos das sociedades em evolução. A cadeia de valor dos alimentos é lucrativa e pode ser um produto tipo exportação. Quem vê uma mesa repleta de tapioca, suco, café com leite não tem a dimensão da importância do café regional para a economia local. O formato é o mesmo, se você observar tem a tenda, o fogão a chapa e outras delicias regionais. Ainda não entendo se é por falta de produção do tucumã ou pelo gosto regional atípico que faz do nosso café ( combo: café + pão com tucumã e queijo coalho ) não ter ainda ultrapassado as fronteiras nacionais. Na manhã de domingo, conheci a Dona Paloma uma pessoa muito agradável e de muitas historias, então tive a oportunidade de provar uma tapioca deliciosa além de um café quente para acordar. Ela como...