Pular para o conteúdo principal

Livro lido, sugestão feita - Parte 2

Caros amigos,

Continuando a série Livro lido, sugestão feita , tive uma grande surpresa ao ler A magia da PIXAR, assim como no cinema, tenho nos livros uma forma de embarcar em aventuras que não vivi e uma das mais emocionantes e próximas foi nesse livro, fiquei entusiasmado e profundamente triste no final do livro. As impressões e reflexões que fiz depois da leitura, trazendo para o nosso contexto Manauara uma realidade muito distante dos nossos amigos Norte Americanos que protagonizaram esse livro:



Se você acha que não sabe o que é a PIXAR, é porque ainda não associou o nome as obras primas feitas por esse estúdio de animação, como por exemplo: Toy Story 1, 2 e 3, Carros, Os Incriveis, Monstros S.A. entre outros.

Esse livro é uma saga em busca de sonhos que ainda nem existiam, acima de tudo, o amor pelo que eles faziam tornou a animação por computador uma realidade. Acredito que a habilidade do autor David A. Price, deu a todos os leitores uma parte importante da realidade que envolveu estes grandes projetos. Quando falo em realidade, digo também dos fracassos e incertezas. O Prof. Dr. Edwin Catmull foi uma figura muito inspiradora, acredito que pela generosidade , preocupação e resignação nutriu uma simpatia por essa figura que afinal, nem conheço. Outro personagem que não precisa de muita apresentação e que voltou a Apple graças a PIXAR, foi o Steve Jobs.

Reflexão:
Assim que terminei de ler o livro, tive que levantar e lembrar da instituição mais respeitada da região norte do país, Universidade Federal do Amazonas, e concluir que as pesquisas em computação gráfica iniciaram em 1984 e nossa instituição, nos cursos de computação, até hoje 2011 não tem uma disciplina obrigatória que trate de computação gráfica. Para não dizer que nunca vimos esses temas, o Prof.Phd. João Marcos Cavalcanti, trouxe para a sala várias aulas complementares sobre Processamento Digital de Imagens. Exatamente para suprir o desconhecimento completo desse assunto.

Causo:
Quando fechei a contra capa do livro, observei que aquela motivação e animo causados pela leitura não poderiam ser armazenada em uma estante empoeirada, vi que essas páginas poderiam mostrar muito mais. Mostrei gratidão, dei de presente o livro para o prof. João, e pedi que quando terminasse, fizesse a doação desse livro a biblioteca central, um lugar que certamente estará disponivel para vários outros alunos de Ciência da computação que necessitam de motivação.

Como indicação de leitura, essa é uma excelente, até a próxima segunda-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

É hora de geminar as boas ideias

Em viagem a Portugal, trocando ideias com proeminentes cidadãos portugueses e brasileiros cito Andréa Siqueira, Pedro Mendes e Nathália Siqueira, identificamos cidades homônimas e diversos projetos com potencial de serem adaptados e replicados no Brasil, os resultados são visíveis e certamente podem ser desenvolvidos em cooperação. Acredito que geminar as boas práticas urbanas tendo como modelo as cidades em que os projetos deram certo, podem ser as bases para as "cidades geminadas". Além das cidades homônimas, que acredito que foram boas tentativas de iniciar algo desse tipo temos que fomentar as ações. Copiando e adaptando as boas praticas que acontecem em cidades e outros países e então fazer as nossas próprias experiências, com intercâmbio de pessoas, empresas e negócios. Passeio do Mindu - Visão aérea Portanto, um bom exemplo que temos cá em Portugal é a cidade de Aveiro. Lá temos um canal semelhante ao igarapé do Mindu. Eles despoluiram, e geraram com isso um...

2010 e a natureza mandando seu recado.

Na sua opinião o que a ponte da rodovia RS-287, sobre o rio Jacuí, em Agudo, no Rio Grande do Sul o deslizamento em Angra dos Reis e os mais de trinta terremotos no Haiti tem em comum ? Além de serem desastres naturais que causaram grande comoção nacional e solidariedade, são sinais que a natureza envia para nos alertar de que alguma coisa não está certa, de que o cuidado que precisamos ter é maior do que o feijão com arroz do dia-a-dia. Esses podem ser sinais em tempo ecologico de que ainda podemos fazer algo sem ameaçar a nossa propria existência, parece radical, mas não podemos aceitar sem fazer nada, anos de imprudencia e descaso com o meio ambiente. Aconteceu: Fui fazer uma compra em um dos shoppings de Manaus, quando fui receber o produto, disse que não precisaria da sacola, o funcionário da loja disse que eu era obrigado a levar a sacola por conta de uma norma de segurança interna. Acredito a escolha de levar sacola ou não, é minha. Que mudem os padrões de segurança, que mudem p...