Pular para o conteúdo principal

Livro lido, sugestão feita - Parte 2

Caros amigos,

Continuando a série Livro lido, sugestão feita , tive uma grande surpresa ao ler A magia da PIXAR, assim como no cinema, tenho nos livros uma forma de embarcar em aventuras que não vivi e uma das mais emocionantes e próximas foi nesse livro, fiquei entusiasmado e profundamente triste no final do livro. As impressões e reflexões que fiz depois da leitura, trazendo para o nosso contexto Manauara uma realidade muito distante dos nossos amigos Norte Americanos que protagonizaram esse livro:



Se você acha que não sabe o que é a PIXAR, é porque ainda não associou o nome as obras primas feitas por esse estúdio de animação, como por exemplo: Toy Story 1, 2 e 3, Carros, Os Incriveis, Monstros S.A. entre outros.

Esse livro é uma saga em busca de sonhos que ainda nem existiam, acima de tudo, o amor pelo que eles faziam tornou a animação por computador uma realidade. Acredito que a habilidade do autor David A. Price, deu a todos os leitores uma parte importante da realidade que envolveu estes grandes projetos. Quando falo em realidade, digo também dos fracassos e incertezas. O Prof. Dr. Edwin Catmull foi uma figura muito inspiradora, acredito que pela generosidade , preocupação e resignação nutriu uma simpatia por essa figura que afinal, nem conheço. Outro personagem que não precisa de muita apresentação e que voltou a Apple graças a PIXAR, foi o Steve Jobs.

Reflexão:
Assim que terminei de ler o livro, tive que levantar e lembrar da instituição mais respeitada da região norte do país, Universidade Federal do Amazonas, e concluir que as pesquisas em computação gráfica iniciaram em 1984 e nossa instituição, nos cursos de computação, até hoje 2011 não tem uma disciplina obrigatória que trate de computação gráfica. Para não dizer que nunca vimos esses temas, o Prof.Phd. João Marcos Cavalcanti, trouxe para a sala várias aulas complementares sobre Processamento Digital de Imagens. Exatamente para suprir o desconhecimento completo desse assunto.

Causo:
Quando fechei a contra capa do livro, observei que aquela motivação e animo causados pela leitura não poderiam ser armazenada em uma estante empoeirada, vi que essas páginas poderiam mostrar muito mais. Mostrei gratidão, dei de presente o livro para o prof. João, e pedi que quando terminasse, fizesse a doação desse livro a biblioteca central, um lugar que certamente estará disponivel para vários outros alunos de Ciência da computação que necessitam de motivação.

Como indicação de leitura, essa é uma excelente, até a próxima segunda-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

A vovó do NETFLIX. Um modelo legal para reduzir a pirataria.

Poderia ser a vovó do NETFLIX Pense comigo, como podemos reclamar dos políticos que temos, se ainda consumimos pirataria e jogamos lixo na rua ? Com essa perspectiva de reduzir a pirataria e respeitar a Lei, observei uma vovó e seus netos vendendo DVDs pirata durante um café da manhã com a Nathália na feira do parque dez em Manaus. Observei a senhora com uma postura curvada, cabelos brancos e uma pochete na cintura, onde ficava o dinheiro trocado. Ela vendia DVDs piratas, como sabemos essa atividade é ilegal . Então como criar alternativas para não aplicar a lei a uma senhora de 75 anos. Imagine uma senhora passando seus últimos dias na prisão ? Entendendo a pirataria como crime: Está no Código Penal, no Art. 184, que fala sobre a violação dos direitos do autor e os que lhe são conexos, e tem uma pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Além disso, nos seus primeiros 3 parágrafos, são dados detalhes do que é qualificado como pirataria:  O primeiro parág...

Produtores abrem as porteiras para o uso da tecnologia no campo

Entenda porque o campo virou a principal aposta na área da tecnologia da informação e como os algoritmos estão sendo tão usados quanto as enxadas e quais empresas estão na vanguarda do segmento. O tamanho do mercado da agricultura familiar Empresas de tecnologia estão de olho no campo, para o pequeno ou médio produtor ter que se virar com seus problemas de controle e produtividade sozinhos definitivamente não é fácil, é nesse contexto que as startups brasileiras estão crescendo junto com o agronegócio, um setor que tem contribuído bastante para a balança comercial brasileira. Quando identificamos o tamanho do mercado, fica claro que as oportunidades para os informatas não estão apenas nos grandes centro urbanos, o principal gargalo está na infraestrutura de redes de longa distância, algo que já foi pior e que aos poucos está sendo interiorizada e ficando disponível para mais pessoas nas cidades ao longo do rio. Os casos de sucesso Segmentos como a agricultura fa...