Que estratégia
vitoriosa você desenhou para a sua empresa, sua marca, sua imagem ? Apesar da copa ter
finalizado e ser um grande e lucrativo negócio, é importante
comparar o mundo do futebol com a gestão das empresas, usando esse
fato para analisar como as seleções que jogaram a final, além da
seleção anfritiã, observaram os desafios utilizando a estratégia
para reagir. Vamos analisar ferramentas para visualizar
sistematicamente a organização, avaliação do ambiente externo e
suas consequências, sem esquecer de utilizar os dados para
identificar oportunidades de inovação em sua estratégia interna.
Antes de comentar
sobre as outras seleções, vou começar analisando a estratégia do
Brasil, é fato que o Brasil não poderia traçar uma estratégia
diferente de ser um bom anfitrião, afinal um time que planejava ser
hexa, precisava fazer muito mais, organizar a estrutura do futebol,
para conquistar ao menos a terceira posição. Quando iniciamos a
copa em nosso país, ficou claro que não tínhamos um time. A copa
foi incrível, a torcida jogou com a seleção e conseguiu fazer o
seu trabalho fora das quatro linhas.
Contudo, quando vi o
ônibus da seleção com a mensagem: 'o hexa está chegando”, sendo
que os jogadores estavam a caminho da disputa do terceiro lugar,
identifiquei que a estratégia poderia ter sido melhor definida e
desenhada. Ainda com relação as mensagens que transportaram suas
seleções, Alemanha estampa “Uma nação, um time, um sonho” e a
Argentina mostra ser um adversário bom de frase “Não somos um
equipe, somos um pais”. Isso é
curioso e pode trazer alguma informação para
a nossa análise.
Para as seleções,
três pontos podem ser identificados como estratégias:
1. Seleções que estão focadas em serem lideres e marcas mundiais,
faturam alto e mostram que o futebol é apenas um grande negócio
para seus jogadores. Ex: Espanha
2. Seleções que comunicam uma cultura, a identidade nacional e a
paixão em representar os seus cidadãos. Ex: Costa Rica, Argentina
3. Seleções que tem a estratégia de cuidar do futebol, através da
disciplina revelam talentos dentro e fora do campo e criam novos
apaixonados pelo futebol. Ex: Alemanha, EUA.
Parece simples, mas
duas perguntas precisam ser respondidas. Onde queremos chegar e o que
faremos quando chegarmos lá ? A nossa seleção nacional chegou onde
queria, conquistou o Penta e o que fizeram para chegar ao Hexa ? São
questões que precisamos responder diariamente em nossas empresas,
departamentos e gerencias.
Por isso, algumas
ferramentas podem ajudar a dar as respostas que precisamos, dentre
elas temos a Matriz de Ansoff, Matriz BCG e Matriz GE.
Vamos destacar
a Matriz de Ansoff também conhecida como Matriz Produto x Mercado.
Essa matriz pode ser usada de forma adequada em momentos de definição
de estratégia avaliando hipóteses e ações.
A matriz BCG também
chamada de matriz de portifólio de produtos ajuda a identificar que
estrategia será eliminada, mantida ou se novo investimentos maiores ou
menores serão feitos.
Um pouco mais complexa é a Matriz GE, capaz de utilizar
diversas variáveis para dar suporte as nossas escolhas. Nas próximas
publicações um tutorial de como usar cada uma delas e de que forma
podemos adapta-las para o uso no esporte.
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