Pular para o conteúdo principal

Coragem, gestão estratégica e suas consequências




Que estratégia vitoriosa você desenhou para a sua empresa, sua marca, sua imagem ? Apesar da copa ter finalizado e ser um grande e lucrativo negócio, é importante comparar o mundo do futebol com a gestão das empresas, usando esse fato para analisar como as seleções que jogaram a final, além da seleção anfritiã, observaram os desafios utilizando a estratégia para reagir. Vamos analisar ferramentas para visualizar sistematicamente a organização, avaliação do ambiente externo e suas consequências, sem esquecer de utilizar os dados para identificar oportunidades de inovação em sua estratégia interna.

Antes de comentar sobre as outras seleções, vou começar analisando a estratégia do Brasil, é fato que o Brasil não poderia traçar uma estratégia diferente de ser um bom anfitrião, afinal um time que planejava ser hexa, precisava fazer muito mais, organizar a estrutura do futebol, para conquistar ao menos a terceira posição. Quando iniciamos a copa em nosso país, ficou claro que não tínhamos um time. A copa foi incrível, a torcida jogou com a seleção e conseguiu fazer o seu trabalho fora das quatro linhas.

Contudo, quando vi o ônibus da seleção com a mensagem: 'o hexa está chegando”, sendo que os jogadores estavam a caminho da disputa do terceiro lugar, identifiquei que a estratégia poderia ter sido melhor definida e desenhada. Ainda com relação as mensagens que transportaram suas seleções, Alemanha estampa “Uma nação, um time, um sonho” e a Argentina mostra ser um adversário bom de frase “Não somos um equipe, somos um pais”. Isso é curioso e pode trazer alguma informação para a nossa análise.

Para as seleções, três pontos podem ser identificados como estratégias:
1. Seleções que estão focadas em serem lideres e marcas mundiais, faturam alto e mostram que o futebol é apenas um grande negócio para seus jogadores. Ex: Espanha
2. Seleções que comunicam uma cultura, a identidade nacional e a paixão em representar os seus cidadãos. Ex: Costa Rica, Argentina
3. Seleções que tem a estratégia de cuidar do futebol, através da disciplina revelam talentos dentro e fora do campo e criam novos apaixonados pelo futebol. Ex: Alemanha, EUA.

Parece simples, mas duas perguntas precisam ser respondidas. Onde queremos chegar e o que faremos quando chegarmos lá ? A nossa seleção nacional chegou onde queria, conquistou o Penta e o que fizeram para chegar ao Hexa ? São questões que precisamos responder diariamente em nossas empresas, departamentos e gerencias.

Por isso, algumas ferramentas podem ajudar a dar as respostas que precisamos, dentre elas temos a Matriz de Ansoff, Matriz BCG e Matriz GE. 


Vamos destacar a Matriz de Ansoff também conhecida como Matriz Produto x Mercado. Essa matriz pode ser usada de forma adequada em momentos de definição de estratégia avaliando hipóteses e ações. 



A matriz BCG também chamada de matriz de portifólio de produtos ajuda a identificar que estrategia será eliminada, mantida ou se novo investimentos maiores ou menores serão feitos. 


Um pouco mais complexa é a Matriz GE, capaz de utilizar diversas variáveis para dar suporte as nossas escolhas. Nas próximas publicações um tutorial de como usar cada uma delas e de que forma podemos adapta-las para o uso no esporte. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

A vovó do NETFLIX. Um modelo legal para reduzir a pirataria.

Poderia ser a vovó do NETFLIX Pense comigo, como podemos reclamar dos políticos que temos, se ainda consumimos pirataria e jogamos lixo na rua ? Com essa perspectiva de reduzir a pirataria e respeitar a Lei, observei uma vovó e seus netos vendendo DVDs pirata durante um café da manhã com a Nathália na feira do parque dez em Manaus. Observei a senhora com uma postura curvada, cabelos brancos e uma pochete na cintura, onde ficava o dinheiro trocado. Ela vendia DVDs piratas, como sabemos essa atividade é ilegal . Então como criar alternativas para não aplicar a lei a uma senhora de 75 anos. Imagine uma senhora passando seus últimos dias na prisão ? Entendendo a pirataria como crime: Está no Código Penal, no Art. 184, que fala sobre a violação dos direitos do autor e os que lhe são conexos, e tem uma pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Além disso, nos seus primeiros 3 parágrafos, são dados detalhes do que é qualificado como pirataria:  O primeiro parág...

Produtores abrem as porteiras para o uso da tecnologia no campo

Entenda porque o campo virou a principal aposta na área da tecnologia da informação e como os algoritmos estão sendo tão usados quanto as enxadas e quais empresas estão na vanguarda do segmento. O tamanho do mercado da agricultura familiar Empresas de tecnologia estão de olho no campo, para o pequeno ou médio produtor ter que se virar com seus problemas de controle e produtividade sozinhos definitivamente não é fácil, é nesse contexto que as startups brasileiras estão crescendo junto com o agronegócio, um setor que tem contribuído bastante para a balança comercial brasileira. Quando identificamos o tamanho do mercado, fica claro que as oportunidades para os informatas não estão apenas nos grandes centro urbanos, o principal gargalo está na infraestrutura de redes de longa distância, algo que já foi pior e que aos poucos está sendo interiorizada e ficando disponível para mais pessoas nas cidades ao longo do rio. Os casos de sucesso Segmentos como a agricultura fa...