Pular para o conteúdo principal

Curadoria de conteúdo aplicada a educação corporativa




A necessidade de treinamento é constante, os meios para que os treinamentos ocorram são finitos. Quando a empresa se dispões a realizar treinamentos formais, em sala de aula, ela tem duas opções:

Treinamento externo, mobilizando instrutores externos e fazendo um pagamento justo, ela ignora a internet e os próprios vídeos produzidos pelo instrutor e disseminados pela internet.

Treinamento interno, utilizando a conhecimento acumulado de especialistas no assunto que já estão a disposição da empresa. Neste contexto, podem ser listadas as principais habilidades técnicas de tecnologia e gestão e gravadas para compor uma trilha de conteúdos que pode ser vista e revisada a qualquer momento..

Nessa hora, você olha pra fora e consegue de forma criativa resolver alguns problemas, alguns conceitos se ligam para formar a curadoria de conteúdo aplicada a educação corporativa.

A oportunidade:

Os espaços e as distancias são um impeditivo para alguns treinamentos, a internet ajudou a resolver parte desse problema, criando conteúdo a cada segundo, mas quando você fala em hospedar uma aplicação usando NGINX, e a equipe de infra diz que não tem treinamento para isso, eu penso, e agora ?

Nessa hora podemos junto com a equipe de treinamento realizar a pesquisa do material, contextualização por exemplo, vamos trabalhar com as trilhas de infra e desenvolvimento, para a trilha "Servidores WEB" os vídeos e artigos avaliados pela equipe da divisão de infra e pelas redes sociais são esses. Depois é só compartilhar, nesse caso em trilhas dentro da intranet, onde todos possam acessar.

Você pode tentar na sua empresa, acredito bastante nesse método, o melhor de tudo isso é que você cria boas referências dentro da empresa e estimula o compartilhamento do conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

É hora de geminar as boas ideias

Em viagem a Portugal, trocando ideias com proeminentes cidadãos portugueses e brasileiros cito Andréa Siqueira, Pedro Mendes e Nathália Siqueira, identificamos cidades homônimas e diversos projetos com potencial de serem adaptados e replicados no Brasil, os resultados são visíveis e certamente podem ser desenvolvidos em cooperação. Acredito que geminar as boas práticas urbanas tendo como modelo as cidades em que os projetos deram certo, podem ser as bases para as "cidades geminadas". Além das cidades homônimas, que acredito que foram boas tentativas de iniciar algo desse tipo temos que fomentar as ações. Copiando e adaptando as boas praticas que acontecem em cidades e outros países e então fazer as nossas próprias experiências, com intercâmbio de pessoas, empresas e negócios. Passeio do Mindu - Visão aérea Portanto, um bom exemplo que temos cá em Portugal é a cidade de Aveiro. Lá temos um canal semelhante ao igarapé do Mindu. Eles despoluiram, e geraram com isso um...

2010 e a natureza mandando seu recado.

Na sua opinião o que a ponte da rodovia RS-287, sobre o rio Jacuí, em Agudo, no Rio Grande do Sul o deslizamento em Angra dos Reis e os mais de trinta terremotos no Haiti tem em comum ? Além de serem desastres naturais que causaram grande comoção nacional e solidariedade, são sinais que a natureza envia para nos alertar de que alguma coisa não está certa, de que o cuidado que precisamos ter é maior do que o feijão com arroz do dia-a-dia. Esses podem ser sinais em tempo ecologico de que ainda podemos fazer algo sem ameaçar a nossa propria existência, parece radical, mas não podemos aceitar sem fazer nada, anos de imprudencia e descaso com o meio ambiente. Aconteceu: Fui fazer uma compra em um dos shoppings de Manaus, quando fui receber o produto, disse que não precisaria da sacola, o funcionário da loja disse que eu era obrigado a levar a sacola por conta de uma norma de segurança interna. Acredito a escolha de levar sacola ou não, é minha. Que mudem os padrões de segurança, que mudem p...