Pular para o conteúdo principal

Curadoria de conteúdo aplicada a educação corporativa




A necessidade de treinamento é constante, os meios para que os treinamentos ocorram são finitos. Quando a empresa se dispões a realizar treinamentos formais, em sala de aula, ela tem duas opções:

Treinamento externo, mobilizando instrutores externos e fazendo um pagamento justo, ela ignora a internet e os próprios vídeos produzidos pelo instrutor e disseminados pela internet.

Treinamento interno, utilizando a conhecimento acumulado de especialistas no assunto que já estão a disposição da empresa. Neste contexto, podem ser listadas as principais habilidades técnicas de tecnologia e gestão e gravadas para compor uma trilha de conteúdos que pode ser vista e revisada a qualquer momento..

Nessa hora, você olha pra fora e consegue de forma criativa resolver alguns problemas, alguns conceitos se ligam para formar a curadoria de conteúdo aplicada a educação corporativa.

A oportunidade:

Os espaços e as distancias são um impeditivo para alguns treinamentos, a internet ajudou a resolver parte desse problema, criando conteúdo a cada segundo, mas quando você fala em hospedar uma aplicação usando NGINX, e a equipe de infra diz que não tem treinamento para isso, eu penso, e agora ?

Nessa hora podemos junto com a equipe de treinamento realizar a pesquisa do material, contextualização por exemplo, vamos trabalhar com as trilhas de infra e desenvolvimento, para a trilha "Servidores WEB" os vídeos e artigos avaliados pela equipe da divisão de infra e pelas redes sociais são esses. Depois é só compartilhar, nesse caso em trilhas dentro da intranet, onde todos possam acessar.

Você pode tentar na sua empresa, acredito bastante nesse método, o melhor de tudo isso é que você cria boas referências dentro da empresa e estimula o compartilhamento do conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vovó do NETFLIX. Um modelo legal para reduzir a pirataria.

Poderia ser a vovó do NETFLIX Pense comigo, como podemos reclamar dos políticos que temos, se ainda consumimos pirataria e jogamos lixo na rua ? Com essa perspectiva de reduzir a pirataria e respeitar a Lei, observei uma vovó e seus netos vendendo DVDs pirata durante um café da manhã com a Nathália na feira do parque dez em Manaus. Observei a senhora com uma postura curvada, cabelos brancos e uma pochete na cintura, onde ficava o dinheiro trocado. Ela vendia DVDs piratas, como sabemos essa atividade é ilegal . Então como criar alternativas para não aplicar a lei a uma senhora de 75 anos. Imagine uma senhora passando seus últimos dias na prisão ? Entendendo a pirataria como crime: Está no Código Penal, no Art. 184, que fala sobre a violação dos direitos do autor e os que lhe são conexos, e tem uma pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Além disso, nos seus primeiros 3 parágrafos, são dados detalhes do que é qualificado como pirataria:  O primeiro parág...

S4piens, o robo que nos ensinou a colaborar

Quando você analisa o potencial econômico do trabalho em colaboração fica fácil entender porque ele é tão importante, essencial na rotina diária de qualquer empresa. Seus vetores financeiros, técnicos e criativos que emergem da diversidade, fazem do ambiente uma fonte de experiências únicas. Não falo apenas de colaboração entre pessoas diferentes, falo principalmente de inteligências diferentes, falo do robô S4piens, com ele se tornou indispensável nesse processo de fazer juntos. É ele que comanda o processo de fabricação e diz o que ele pode fazer de melhor e o que pode ser delegado para o humano fazer, assim faz até sentido chama-lo de supervisor, é claro que ele está no controle, ao invés de dar ordens o inverso acontece, eles nos ajuda e colabora com parte da decisão. O trabalho homem-rôbo pode economizar bilhões de dólares, atualizando ciclo de produtos que hoje duram anos para semanas. Partindo de um arquivo de design do produto em CAD (design de produto assistido por co...

O DNA do café regional e seu potencial para o mundo.

A alimentação é a melhor forma de sentir novas culturas e suprir a necessidade biológica que temos pela reposição de energia, ao comer um x-caboquinho não podemos esquecer dos aspectos econômicos, sociais, científicos, políticos e psicológicos das sociedades em evolução. A cadeia de valor dos alimentos é lucrativa e pode ser um produto tipo exportação. Quem vê uma mesa repleta de tapioca, suco, café com leite não tem a dimensão da importância do café regional para a economia local. O formato é o mesmo, se você observar tem a tenda, o fogão a chapa e outras delicias regionais. Ainda não entendo se é por falta de produção do tucumã ou pelo gosto regional atípico que faz do nosso café ( combo: café + pão com tucumã e queijo coalho ) não ter ainda ultrapassado as fronteiras nacionais. Na manhã de domingo, conheci a Dona Paloma uma pessoa muito agradável e de muitas historias, então tive a oportunidade de provar uma tapioca deliciosa além de um café quente para acordar. Ela como...