A alimentação é a melhor forma de sentir novas culturas e suprir a necessidade biológica que temos pela reposição de energia, ao comer um x-caboquinho não podemos esquecer dos aspectos econômicos, sociais, científicos, políticos e psicológicos das sociedades em evolução. A cadeia de valor dos alimentos é lucrativa e pode ser um produto tipo exportação.
Quem vê uma mesa repleta de tapioca, suco, café com leite não tem a dimensão da importância do café regional para a economia local. O formato é o mesmo, se você observar tem a tenda, o fogão a chapa e outras delicias regionais. Ainda não entendo se é por falta de produção do tucumã ou pelo gosto regional atípico que faz do nosso café ( combo: café + pão com tucumã e queijo coalho ) não ter ainda ultrapassado as fronteiras nacionais.
Na manhã de domingo, conheci a Dona Paloma uma pessoa muito agradável e de muitas historias, então tive a oportunidade de provar uma tapioca deliciosa além de um café quente para acordar. Ela como várias pessoas tem história de bastante trabalho e de amor ao ofício. Ela tem uma investidora "anja" amiga que disponibilizou o ponto comercial bem movimentado e por quem ela atribui bastante gratidão e fonte inesgotável de solidariedade. Hoje além de trabalhar ela precisa se preocupar com a segurança dela e daqueles que passam por ali, a violência já achou esse negócio, assim como caixas eletrônicos e ônibus urbanos.
Quando alguém decide empreender, sabemos que as duas principais motivações são as oportunidades e hoje a necessidade. Quando o Brasil ainda era o país do pleno emprego e do crescimento econômico muitas pessoas podiam sair para experimentar e voltar para o mercado em no máximo 60 dias em outra empresa. Hoje voltar para o mercado exige mais paciência do que proficiência.
Todos essas informações fazem parte de um cenário que pode ser uma limonada doce e palatável para tomar em frente de casa. Você reparou que a franquia já está pronta, falta apenas alguém começar a explorar isso de forma rentável.
1. Bikes 0-5 pessoas atendidas
2. Truks/cars 6 a 10 pessoas atendidas
3. Paradas 11 a 15 pessoas atendidas (concessão do governo e segurança para as paradas, abrigo e conservação)
4. Pontos comerciais e Delivery 16 a 25 pessoas atendidas
uma das fontes: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252010000400014&script=sci_arttext
Comentários