As tecnologias sociais, representadas pelas mídias digitais, mudaram a forma com que as pessoas se relacionam, muitos problemas foram solucionados usando os aplicativos, estes desenvolvidos para o celular ou presentes na WEB 2.0. Jornais como o Acritica ( http://www.acritica.com.br ) de 07/12/2009 a exatos quatro anos atrás, já destacavam o potencial e o desafio para os políticos brasileiros.

Figura 1 - Jornal local destacando a nova forma de se fazer campanha.
O que podemos destacar é que o pioneirismo de empresas como a Blue State Digital ( http://www.bluestatedigital.com/ ), que conseguiu trazer pela primeira vez em campanhas eleitorais o engajamento virtual para as ruas reais de concreto e asfalto, ajudou a transpassar a barreira do mundo virtual, trazendo pessoas que antes eram apenas identificadas por pensamentos e "nicknames" para ações e contribuições reais.
Nesse contexto, temos instituições brasileiras como a ESPM - Escola Superior de Públicidade e Marketing ( http://www2.espm.br/ ) que estão habilitadas para a formação de profissionais com as habilidades necessárias para ser um analista de mídias sociais ou gestor responsável por desenvolver estratégias e técnicas para esse "admiravel mundo novo", nem tão novo assim. Quando estive em São Paulo para ser aluno da ESPM, tive noções desde o Direito Digital através de renomados juristas como o professor Ópice Blum ( http://www.opiceblum.com.br/) além de Martha Gabriel ( http://www.martha.com.br/ ) e Sandra Turchi ( http://www.sandraturchi.com.br/ ) que dispensam apresentações.
Portanto temos que seguir o exemplo de empresas como a Blue State Digital, como isso, tornar cada vez menor as distâncias entre as pessoas, que estão, de forma crescente vivendo e se relacionando em mundos digitais, quando você elimina a barreira e usa o mundo digital como uma janela, são visíveis os benefícios sociais que são os resultados dessa ação. Para complementar, fiz um resumo sobre a leitura do livro A Bíblia Das Mídias Sociais ( http://stonesjunior.blogspot.com/2011/06/livro-lido-sugestao-feita-parte-1.html ) uma guia para quem tem vontade de começar no assunto com profundidade e clareza. Até breve.

Figura 1 - Jornal local destacando a nova forma de se fazer campanha.
O que podemos destacar é que o pioneirismo de empresas como a Blue State Digital ( http://www.bluestatedigital.com/ ), que conseguiu trazer pela primeira vez em campanhas eleitorais o engajamento virtual para as ruas reais de concreto e asfalto, ajudou a transpassar a barreira do mundo virtual, trazendo pessoas que antes eram apenas identificadas por pensamentos e "nicknames" para ações e contribuições reais.
Portanto temos que seguir o exemplo de empresas como a Blue State Digital, como isso, tornar cada vez menor as distâncias entre as pessoas, que estão, de forma crescente vivendo e se relacionando em mundos digitais, quando você elimina a barreira e usa o mundo digital como uma janela, são visíveis os benefícios sociais que são os resultados dessa ação. Para complementar, fiz um resumo sobre a leitura do livro A Bíblia Das Mídias Sociais ( http://stonesjunior.blogspot.com/2011/06/livro-lido-sugestao-feita-parte-1.html ) uma guia para quem tem vontade de começar no assunto com profundidade e clareza. Até breve.
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