Está acontecendo no J.W. Marriot Hotel em Washington D.C., no período de 8-11 de dezembro a Winter Simulation Conference ( http://www.wintersim.org/ ), o evento acontece anualmente, reunindo todas as iniciativas na área de simulação de sistemas no mundo. Esse ano o tema foi "Simulation: Making Decisions in a Complex World", enquanto o mundo fica mais complexo, mais decisões tomamos diariamente, muitas delas sem qualquer base científica ou apenas utilizando da experiência, algo que não pode ser desconsiderado, no entanto temos ferramentas que muitas vezes não conhecemos e que foram abordadas nesta conferência.
Além da apresentações de doutorado, banners, stands de diversos produtos de simulação do mundo, também foram apresentados estudos de caso e artigos científicos, no qual o nosso trabalho iniciado em 2011 na Universidade Federal do Amazonas - UFAM ( http://www.ufam.edu.br/ ) com o apoio do LAPO - Laboratório de Pesquisa Operacional e do meu orientador a época, Professor Doutor Edjair Mota, foram divulgados.
A apresentação foi realizada no dia 09/12/2013, na sala "Justiça", como parte da programação oficial do evento Link para a programação completa ( http://www.wintersim.org/ ). A apresentação durou 30 minutos e foi proferida na língua inglesa e com 5 minutos para perguntas. O mediador iniciou a apresentação lendo o nome completo do trabalho e seus autores: "Stochastic Simulation Techniques Applied Stamping Industry and Metal Artifacts of the Industrial Pole of Manaus PIM. Stones da Costa Machado Júnior (UFAM - Federal University of Amazonas) and Mota Edjair (UFAM-Federal University of Amazonas). A seção contou com a apresentação de colegas da África do Sul e Rússia, o conteúdo da apresentação pode ser visto e baixado na integra ( http://va.mu/dgzj )
O trabalho foi elaborado com o foco em resolver um problema comum, problema
que está em saber a quantidade de pessoas que são necessárias para determinada
atividade, um micro empreendedor privado ou uma grande empresa pública tem os
mesmos problemas, o que muda é apenas a escala. Quando temos dados disponíveis, podemos simular cenários
diferentes sem alteração real no sistema estudado, esse tipo de ferramenta
ajuda o gestor a tomar decisões baseadas nas variáveis que julgam ser mais
importantes. No nosso caso a taxa de ocupação de até 75% para processos específicos e a diminuição da fila em determinadas atividades foi o que motivou o nosso estudo.
Portanto, a simulação nos ajuda a apontar para o caminho certo, sendo combinada com outras ferramentas de apoio a decisão ( ERP - Enterprise Resource Planing ) ou sistemas de controle, podemos tomar as mesmas decisões de sempre baseadas em estudos previamente concebidos.
Comentários