Pular para o conteúdo principal

Indústria 4.0, informações que movem as máquinas


Percebemos que a forma de produzir mudou e com ela o perfil do profissional para os novos desafios da industria 4.0, uma revolução concentrada na informação e aplicada de forma intensiva aos meios de produção. Nesse contexto a pergunta sobre o papel das economias em desenvolvimento nessa dinâmica é uma obrigação de todos, principalmente quando vivemos em uma região em que o principal modelo econômico do estado gira em torno do polo industrial de Manaus.

Vamos lembrar como aconteceu a revolução técnica do passado, aquela em que a produção estava concentrada na dimensão energética, lembramos que essa revolução começa na hidráulica, depois o desenvolvimento do motor a vapor, a combustão, e hoje o que vivemos é revolução tecnológica impulsionada principalmente pela informação.

Portanto, essa mudança está no seu bolso agora, no seu smartphone, se você tentar vender ele no peso não chega a valer $20,00, assim vamos chegar a conclusão de que da balança até o produto final, um IphoneX ou um avião da Embraer não vale exatamente o quanto pesa, ele vale muito mais, pois o peso no produto final chega a valer milhares de dólares, a explicação é de que a maior parte do valor está concentrada no conteúdo de informações que está no produto.

Essa mesma informação aponta para os novos meios de subsistência, as oportunidades de emprego e os postos de trabalho que não vão retornar como você imagina, porque o perfil do profissional mudou e os postos avançaram mudaram as competências necessárias, nesse contexto países desenvolvidos estão aproveitando melhor a oportunidade dessa nova revolução, gerando know-how com pesquisas, máquinas e novos materiais. Para exemplificar ano passado 2017 conheci em programas como ME310 do MIT, incorporado pelas Design Factorys no mundo, como eles constroem e compartilham ferramentas de alta tecnologia para manipular a matéria prima de forma inteligente.

Portanto cabe aos países em desenvolvimento e cidades que vivem da industria, aplicar boa parte desse conhecimento na produção colaborativa para incorporar parte desse conhecimento construído pelos países desenvolvidos e produzindo de forma criativa, com menos energia, menos material, conhecimento aplicado e informações estratégicas sobre as nossas potencialidades, tudo isso para que tenhamos nosso espaço e possamos ajudar a criar um mundo conectado, colaborativo e igualzinho o mundo que desejamos que seja entregue aos nossos filhos, totalmente sob encomenda.

Fonte: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. São Paulo: jun, 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

A vovó do NETFLIX. Um modelo legal para reduzir a pirataria.

Poderia ser a vovó do NETFLIX Pense comigo, como podemos reclamar dos políticos que temos, se ainda consumimos pirataria e jogamos lixo na rua ? Com essa perspectiva de reduzir a pirataria e respeitar a Lei, observei uma vovó e seus netos vendendo DVDs pirata durante um café da manhã com a Nathália na feira do parque dez em Manaus. Observei a senhora com uma postura curvada, cabelos brancos e uma pochete na cintura, onde ficava o dinheiro trocado. Ela vendia DVDs piratas, como sabemos essa atividade é ilegal . Então como criar alternativas para não aplicar a lei a uma senhora de 75 anos. Imagine uma senhora passando seus últimos dias na prisão ? Entendendo a pirataria como crime: Está no Código Penal, no Art. 184, que fala sobre a violação dos direitos do autor e os que lhe são conexos, e tem uma pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Além disso, nos seus primeiros 3 parágrafos, são dados detalhes do que é qualificado como pirataria:  O primeiro parág...

Produtores abrem as porteiras para o uso da tecnologia no campo

Entenda porque o campo virou a principal aposta na área da tecnologia da informação e como os algoritmos estão sendo tão usados quanto as enxadas e quais empresas estão na vanguarda do segmento. O tamanho do mercado da agricultura familiar Empresas de tecnologia estão de olho no campo, para o pequeno ou médio produtor ter que se virar com seus problemas de controle e produtividade sozinhos definitivamente não é fácil, é nesse contexto que as startups brasileiras estão crescendo junto com o agronegócio, um setor que tem contribuído bastante para a balança comercial brasileira. Quando identificamos o tamanho do mercado, fica claro que as oportunidades para os informatas não estão apenas nos grandes centro urbanos, o principal gargalo está na infraestrutura de redes de longa distância, algo que já foi pior e que aos poucos está sendo interiorizada e ficando disponível para mais pessoas nas cidades ao longo do rio. Os casos de sucesso Segmentos como a agricultura fa...