Pular para o conteúdo principal

Simulações digitais, um caminho inteligente para construir empresas, produtos e protótipos ultracompetitivos.


Além de inventar a lâmpada e o fonógrafo, Thomas Edison em 1920 também fazia seus próprios questionários para seleção, muito antes do google e os relatos do livro como mover o monte fuji, ele já tinha a ideia de que o diploma não era o mais importante, concordo com Edison. Pois bem, mas foi na Universidade que fui apresentado a Simulação através do professor Edjair Mota. Se Edison estivesse por aqui em 2019 certamente pouparia seus milhares de experimentos em protótipos físicos e sua paciência infinita comparada apenas a paciência de Jó.

Hoje a tecnologia está levando os processos para o futuro, pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos vivem no reino dos bits e bytes onde engenheiros e pesquisadores juntos estão projetando, testando, ajustando e prototipando ideias assistidas por computador, antes mesmo da produção ou mudança de processos em suas plantas. A fabricação digital é realidade e faz a diferença entre os produtos que se destacam e os que declinam. Por isso que os fabricantes investem em técnicas de modelagem e simulação digitais. Ela é o caminho para reduzir custos de projeto e implantação do processo desde as prateleiras, além de ditar como será o comportamento do produto ou serviço sem gastar um parafuso, sendo uma técnica amplamente usando na industria aeroespacial.

Ainda em 2013 utilizamos em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, técnicas de simulação para apoio a decisão em uma industria de componentes do distrito industrial, gerou economia e informações sobre possíveis cenários para decisão, o trabalho foi publicado e apresentado na WSC Washington e reconhecido na mídia local. Mais recente ainda em 2019, a simulação foi útil para dimensionar o time de desenvolvimento e para analisar a gestão da demanda comparada com a gestão da capacidade de atendimento em uma software house manauara com mais de 30 anos. Enfim, vários usos para a simulação.

Portanto cada vez mais ultracompetir e ultracomputar, e o poder de processamento sendo uma ferramenta fundamental para esse caminho. Mesmo as pessoas tendo a percepção de que a produção de bens essenciais como alimentos, produtos de limpeza e papel higiênico são fáceis, podemos citar que uma única maquina para produzir papel higiênico pode custar $250 milhões além de peças e códigos que só podemos ver iguais em um avião militar. Nesse contexto podemos citar algumas empresas que utilizam simulação em seus processos e produtos como:

  • P&G na Pringles (quando a marca ainda pertencia a P&G), Tide Pods, 
  • ITT Gould Pumps em parceria com a Computacional Center for Nanotecnology Innovations/Resselaer Polytechnic Institute/IBM e Nova York State. 
  • Jeco Plastic Products em paletes de plastico em parceria com  a Purdue University e o Ohio Supercomputer Center em Consorcio da Council on Competitiveness com resultado de $23 milhões em receita e 15 novos postos de trabalho. Pliant Energy Systems.

Fonte: Revista Scientific American Brasil, Julho 2013


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

2010 e a natureza mandando seu recado.

Na sua opinião o que a ponte da rodovia RS-287, sobre o rio Jacuí, em Agudo, no Rio Grande do Sul o deslizamento em Angra dos Reis e os mais de trinta terremotos no Haiti tem em comum ? Além de serem desastres naturais que causaram grande comoção nacional e solidariedade, são sinais que a natureza envia para nos alertar de que alguma coisa não está certa, de que o cuidado que precisamos ter é maior do que o feijão com arroz do dia-a-dia. Esses podem ser sinais em tempo ecologico de que ainda podemos fazer algo sem ameaçar a nossa propria existência, parece radical, mas não podemos aceitar sem fazer nada, anos de imprudencia e descaso com o meio ambiente. Aconteceu: Fui fazer uma compra em um dos shoppings de Manaus, quando fui receber o produto, disse que não precisaria da sacola, o funcionário da loja disse que eu era obrigado a levar a sacola por conta de uma norma de segurança interna. Acredito a escolha de levar sacola ou não, é minha. Que mudem os padrões de segurança, que mudem p...

É hora de geminar as boas ideias

Em viagem a Portugal, trocando ideias com proeminentes cidadãos portugueses e brasileiros cito Andréa Siqueira, Pedro Mendes e Nathália Siqueira, identificamos cidades homônimas e diversos projetos com potencial de serem adaptados e replicados no Brasil, os resultados são visíveis e certamente podem ser desenvolvidos em cooperação. Acredito que geminar as boas práticas urbanas tendo como modelo as cidades em que os projetos deram certo, podem ser as bases para as "cidades geminadas". Além das cidades homônimas, que acredito que foram boas tentativas de iniciar algo desse tipo temos que fomentar as ações. Copiando e adaptando as boas praticas que acontecem em cidades e outros países e então fazer as nossas próprias experiências, com intercâmbio de pessoas, empresas e negócios. Passeio do Mindu - Visão aérea Portanto, um bom exemplo que temos cá em Portugal é a cidade de Aveiro. Lá temos um canal semelhante ao igarapé do Mindu. Eles despoluiram, e geraram com isso um...