Pular para o conteúdo principal

Simulações digitais, um caminho inteligente para construir empresas, produtos e protótipos ultracompetitivos.


Além de inventar a lâmpada e o fonógrafo, Thomas Edison em 1920 também fazia seus próprios questionários para seleção, muito antes do google e os relatos do livro como mover o monte fuji, ele já tinha a ideia de que o diploma não era o mais importante, concordo com Edison. Pois bem, mas foi na Universidade que fui apresentado a Simulação através do professor Edjair Mota. Se Edison estivesse por aqui em 2019 certamente pouparia seus milhares de experimentos em protótipos físicos e sua paciência infinita comparada apenas a paciência de Jó.

Hoje a tecnologia está levando os processos para o futuro, pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos vivem no reino dos bits e bytes onde engenheiros e pesquisadores juntos estão projetando, testando, ajustando e prototipando ideias assistidas por computador, antes mesmo da produção ou mudança de processos em suas plantas. A fabricação digital é realidade e faz a diferença entre os produtos que se destacam e os que declinam. Por isso que os fabricantes investem em técnicas de modelagem e simulação digitais. Ela é o caminho para reduzir custos de projeto e implantação do processo desde as prateleiras, além de ditar como será o comportamento do produto ou serviço sem gastar um parafuso, sendo uma técnica amplamente usando na industria aeroespacial.

Ainda em 2013 utilizamos em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, técnicas de simulação para apoio a decisão em uma industria de componentes do distrito industrial, gerou economia e informações sobre possíveis cenários para decisão, o trabalho foi publicado e apresentado na WSC Washington e reconhecido na mídia local. Mais recente ainda em 2019, a simulação foi útil para dimensionar o time de desenvolvimento e para analisar a gestão da demanda comparada com a gestão da capacidade de atendimento em uma software house manauara com mais de 30 anos. Enfim, vários usos para a simulação.

Portanto cada vez mais ultracompetir e ultracomputar, e o poder de processamento sendo uma ferramenta fundamental para esse caminho. Mesmo as pessoas tendo a percepção de que a produção de bens essenciais como alimentos, produtos de limpeza e papel higiênico são fáceis, podemos citar que uma única maquina para produzir papel higiênico pode custar $250 milhões além de peças e códigos que só podemos ver iguais em um avião militar. Nesse contexto podemos citar algumas empresas que utilizam simulação em seus processos e produtos como:

  • P&G na Pringles (quando a marca ainda pertencia a P&G), Tide Pods, 
  • ITT Gould Pumps em parceria com a Computacional Center for Nanotecnology Innovations/Resselaer Polytechnic Institute/IBM e Nova York State. 
  • Jeco Plastic Products em paletes de plastico em parceria com  a Purdue University e o Ohio Supercomputer Center em Consorcio da Council on Competitiveness com resultado de $23 milhões em receita e 15 novos postos de trabalho. Pliant Energy Systems.

Fonte: Revista Scientific American Brasil, Julho 2013


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

A vovó do NETFLIX. Um modelo legal para reduzir a pirataria.

Poderia ser a vovó do NETFLIX Pense comigo, como podemos reclamar dos políticos que temos, se ainda consumimos pirataria e jogamos lixo na rua ? Com essa perspectiva de reduzir a pirataria e respeitar a Lei, observei uma vovó e seus netos vendendo DVDs pirata durante um café da manhã com a Nathália na feira do parque dez em Manaus. Observei a senhora com uma postura curvada, cabelos brancos e uma pochete na cintura, onde ficava o dinheiro trocado. Ela vendia DVDs piratas, como sabemos essa atividade é ilegal . Então como criar alternativas para não aplicar a lei a uma senhora de 75 anos. Imagine uma senhora passando seus últimos dias na prisão ? Entendendo a pirataria como crime: Está no Código Penal, no Art. 184, que fala sobre a violação dos direitos do autor e os que lhe são conexos, e tem uma pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Além disso, nos seus primeiros 3 parágrafos, são dados detalhes do que é qualificado como pirataria:  O primeiro parág...

Produtores abrem as porteiras para o uso da tecnologia no campo

Entenda porque o campo virou a principal aposta na área da tecnologia da informação e como os algoritmos estão sendo tão usados quanto as enxadas e quais empresas estão na vanguarda do segmento. O tamanho do mercado da agricultura familiar Empresas de tecnologia estão de olho no campo, para o pequeno ou médio produtor ter que se virar com seus problemas de controle e produtividade sozinhos definitivamente não é fácil, é nesse contexto que as startups brasileiras estão crescendo junto com o agronegócio, um setor que tem contribuído bastante para a balança comercial brasileira. Quando identificamos o tamanho do mercado, fica claro que as oportunidades para os informatas não estão apenas nos grandes centro urbanos, o principal gargalo está na infraestrutura de redes de longa distância, algo que já foi pior e que aos poucos está sendo interiorizada e ficando disponível para mais pessoas nas cidades ao longo do rio. Os casos de sucesso Segmentos como a agricultura fa...