Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que vai fazer a bola rolar em 2014 ?


Os jogos que vemos na televisão, os gols que comemoramos, os craques da bola, a determinação que eles simbolizam são parte do imaginário popular e de uma indústria bilionária. Para que essa indústria permaneça lucrativa e continue comunicando a identidade coletiva de um grupo é preciso estratégia inovadora e muito de gestão profissional.


Não só em 2014, mas durante toda a temporada é preciso identificar o que faz, do nosso time, um time campeão e quais lições que o futebol nos dá que podemos incorporar a gestão das grandes organizações e ao nosso dia a dia. Podemos listar várias, entre elas estão: O conhecimento do negócio em que estamos inseridos, as estratégias de jogo, o que compõe um time vencedor, os estilos de liderança, o equilíbrio no recrutamento e seleção de pessoal, as negociações que precisamos enfrentar e a inovação para se manter no mercado.

Para entrar em qualquer mercado é importante conhecer bem o contexto, no futebol não é diferente,  entender a lógica do mercado e ir as raízes que sustentam o setor, temos que conhecer bem a demanda, a oferta, os concorrentes, tentar analisar a realidade para saber se é possível oferecer novos produtos e serviços ou abandonar tudo e inicar um novo modelo de negócio. 

Nesse caminho temos que ser analíticos o suficiente para compreender a nova realidade e hábeis e corajosos para colocar nossas ideias em prática. Sabemos que quem toma a decisão mais importante é aquele que decide explorar o mercado A ou B, em que indústria queremos concorrer é a primeira decisão, então o único trabalho que nunca devemos nos poupar é de compreende-lo em todos os detalhes. 

Um exemplo muito interessante foram as réguas de calculo suíças substituídas pelas calculadoras científicas HP-35 em 1972, de forma prática eles não conseguiram entender de fato o que vendiam e não souberam se adaptar as mudanças que aconteciam em seu mercado. Em um momento ou outro as mudanças tecnologicas, culturais, sociais ou de regulamentação fazem os parâmetros tremerem, quase ruir, é nessa hora que temos que saber o que vendemos.

No futebol os clubes fornecem entretenimento, mas não é um entretenimento como qualquer outro, no futebol existe uma carga emocional muito grande, os torcedores querem ganhar antes de se divertir. Eles querem ganhar primeiro e se divertir depois, se o time perde, deixam de jantar fora. Isso não acontece depois de assistir no teatro ao espetáculo do Márcio Braga.

Os clubes de futebol estão dotados de valores sociais e algumas vezes políticos. Eles são identificados com o seu território e população, para que eles representem de fato toda essa expectativa, é necessário ser bem administrado e ter renda para montar uma boa equipe. Dependendo da estratégia do clube é possível analisar a gestão do Barça e do Manchester que transformaram seus estádios em verdadeiros parques temáticos do futebol. Uma Disneylândia das praças esportivas mundiais.

Até a copa do mundo, estarei fazendo um comparativo da gestão do futebol através da visão de Ferran Soriano, vice-presidente econômico do FC Barcelona entre 2003 e 2008. Até o próximo onde vamos analisar a cadeia de valor do esporte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

Acender o palito de fósforo e apagar, é tão rápido quanto...

 o Ciclo de Vida dos Produtos (CVP) de tecnologia Quando você trabalha com desenvolvimento de software, você tem o hábito de falar sempre em ciclo de vida ou modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de software, entre eles temos os modelos em cascata, espiral e combinações mais modernas e requentadas disso tudo. Mas hoje o ciclo de vida é outro, é aquele utilizado no marketing, uma visão mais fora da caixa e direcionada a alta gestão, exatamente porque esta ferramenta é usada para auxiliar na tomada de decisão. O ciclo de vida de um produto visa a olhar além das fronteiras da empresa, não se preocupando, necessariamente, com as competências da empresa. Quando você gerencia diversos sistemas, esse é um dos indicadores que precisam ser observados, eles não são exatos mas ajudam a traçar uma estratégia. Imaginem que a mudança de CEO ou CIO, no cliente, tem impacto direto no ciclo de vida do produto. Como todo ciclo de vida, ele tem fases, elas são comparadas ao mo...

Se o melhor presente do mundo existe, ele é do nosso Pai

  A linha do tempo dos presente que recebi do meu Pai, e porque ele merece o melhor presente do mundo: 1. Amor , ao me mostrar o que é ser filho e remeter seu amor, carinho e cuidado aqueles que nos deram seus melhores dias de vida para construir conosco o nosso melhor. Várias momentos bons perto dos meus avós. Sempre que me ouvia falar besteiras sobre o mundo e sobre as coisas que eu não sabia e mesmo assim emprestava a sua atenção de Pai para me ouvir. Quando almoçava e sempre que eu sentava perto sobrava uma ou duas colheradas. Quando abaixava a televisão para ouvir aquilo que tínhamos para falar. 2. Confiança , Se existe momentos que são importantes, um deles foi o vestibular. Ainda no dia anterior ao da prova, o sr. Stones (PAI e Aniversariante) conversou de forma atenciosa e carinhosa, dizendo que apesar de ser importante, passar ou não era algo que não importava muito para ele pois enquanto ele estivesse lá daria o suporte para que no ano que vem pudesse ter as ...