Pular para o conteúdo principal

Quem fica com o dinheiro do futebol?




Continuação da série "O que vai fazer a bola rolar em 2014 ?" Com o objetivo de compararmos a gestão do futebol ao ambiente de outros negócios, nesse texto vamos falar sobre a cadeia de valor do futebol ou quem fica com o dinheiro.

Você sabe de onde vem a renda dos clubes de futebol ? Em meados de 1990, para todos os clubes a renda provinha de ingressos, venda de carteirinhas e passes a sócios. O modelo de negócio do futebol se aproximava ao do circo: um espetáculo local onde a renda era baseada na quantidade de espectadores que iam ver o show ao vivo. 

A mudança veio com a briga pelos direitos de retransmissão das partidas, tornando a gestão dos direitos de imagem progressivamente mais importantes que a venda de ingressos ou de passes aos sócios. Ainda não falei do marketing, a terceira fonte de receita, destinada aos clubes mais globalizados. Essa parte do marketing recebe receita de seus patrocinadores, do merchandising das turnês e partidas amistosas em outras cidades.

Hoje os clubes de futebol não parecem mais com o circo, mas com uma empresa global de entretenimento comparável aos parques temáticos de Walt Disney. Os personagens são os jogadores, estampam camisas e vendem bonés, o parque propriamente dito são os estádios, que mais parecem museus do futebol.

Agora podemos analisar a cadeia de valor, e saber quem fica com a maior fatia do bolo e a partir daí, podemos decidir se queremos ser jogadores de futebol, clubes, patrocinadores ou a mídia em geral. Em outras palavras, se estamos no ramo de acessórios do vestuários, vamos ter que decidir se seremos comerciantes, fabricantes ou consultores.

Na cadeia de valor do futebol temos:

Jogadores > Competição (Ligas, FIFA, Federações) > Clubes > Patrocinadores > TV e Mídia

Não é difícil identificar o maior beneficiado na cadeia de valor. Salários crescentes, prêmios e comissões para agentes, de modo que eu entendo porque meu irmão quer ser jogador de elite do futebol. A indústria do futebol é muito parecida com Hollywood, onde atores e atrizes ganham quantidades extraordinárias e as empresas tem que se virar para obter sua renda.

As competições e organismos regulamentadores como a FIFA e as Federações nacionais obtém benefícios significativos que são distribuídos entre os clubes e campeonatos.

Os clubes, pela natureza do negócio além da estrutura de propriedade e administração fazem com que muitos deles sejam organizações sem fins lucrativos, pois em geral não ganham dinheiro como os outros acima.

Os patrocinadores e anunciantes pagam preços de mercado pelos ativos futebolísticos e obtém resultados similares aos de outros investimentos publicitários.

As emissoras compram os direitos audiovisuais com o objetivo de ganhar cotas de mercado porém tem dificuldade em rentabilizar os investimentos feitos.

Até a copa do mundo, estarei fazendo um comparativo da gestão do futebol através da visão de Ferran Soriano, vice-presidente econômico do FC Barcelona entre 2003 e 2008. Até o próximo onde vamos analisar outros pontos da gestão do futebol.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

Acender o palito de fósforo e apagar, é tão rápido quanto...

 o Ciclo de Vida dos Produtos (CVP) de tecnologia Quando você trabalha com desenvolvimento de software, você tem o hábito de falar sempre em ciclo de vida ou modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de software, entre eles temos os modelos em cascata, espiral e combinações mais modernas e requentadas disso tudo. Mas hoje o ciclo de vida é outro, é aquele utilizado no marketing, uma visão mais fora da caixa e direcionada a alta gestão, exatamente porque esta ferramenta é usada para auxiliar na tomada de decisão. O ciclo de vida de um produto visa a olhar além das fronteiras da empresa, não se preocupando, necessariamente, com as competências da empresa. Quando você gerencia diversos sistemas, esse é um dos indicadores que precisam ser observados, eles não são exatos mas ajudam a traçar uma estratégia. Imaginem que a mudança de CEO ou CIO, no cliente, tem impacto direto no ciclo de vida do produto. Como todo ciclo de vida, ele tem fases, elas são comparadas ao mo...

Se o melhor presente do mundo existe, ele é do nosso Pai

  A linha do tempo dos presente que recebi do meu Pai, e porque ele merece o melhor presente do mundo: 1. Amor , ao me mostrar o que é ser filho e remeter seu amor, carinho e cuidado aqueles que nos deram seus melhores dias de vida para construir conosco o nosso melhor. Várias momentos bons perto dos meus avós. Sempre que me ouvia falar besteiras sobre o mundo e sobre as coisas que eu não sabia e mesmo assim emprestava a sua atenção de Pai para me ouvir. Quando almoçava e sempre que eu sentava perto sobrava uma ou duas colheradas. Quando abaixava a televisão para ouvir aquilo que tínhamos para falar. 2. Confiança , Se existe momentos que são importantes, um deles foi o vestibular. Ainda no dia anterior ao da prova, o sr. Stones (PAI e Aniversariante) conversou de forma atenciosa e carinhosa, dizendo que apesar de ser importante, passar ou não era algo que não importava muito para ele pois enquanto ele estivesse lá daria o suporte para que no ano que vem pudesse ter as ...