Pular para o conteúdo principal

Reuniões visuais, você já usou ?



A primeira tentativa de comunicação escrita aconteceu com sucesso nas cavernas, logo depois os desenhos dominaram as paredes e aos poucos fomos trocando essa forma de representar o mundo pelos algarismos e letras, e isso não nos tornou mais inteligentes, hoje as coisas estão tão complexas que uma das formas mais eficientes para representar problemas e soluções é o desenho.

Depois que fiz o curso com o prof. Daniel Armond, na Fabriq, chamado visual thinking observei várias formas de aplicar, umas com sucesso e outras com fracasso ainda não superado. Quer que eu desenhe ?  Alguém já desenhou pra gente, clique e veja com fazer.

                                              Resultado do quadro depois de uma reunião visual

Tentei usar no Cliente S******, no Cliente I*** e em um projeto pessoal. Como tudo na vida, aplicar essa técnica exige planejamento e principalmente material. As duas reuniões com clientes precisaram retornar a forma antiga e chata pela falta de material, um bloco de post it não está tão caro quanto um pacote de feijão mas também não está tão barato assim.

Outro ponto para ser informado para aqueles que tentam aplicar a técnica é a falta de introdução do que é a técnica além da preparação e como será usada, se o seu cliente tem mais de 60 anos e 30 de serviço público podes crer que vai ser um problema. Agora se está na faixa dos 30 a 40 anos e é egresso da iniciativa privada pode aplicar, tenho certeza que essa técnica pode criar até um entusiasmo entre os participantes.

O último ponto que observei são as escolhas das cores dos post its. Quando largei um bloco de post its rosa choque (porque era o único que tinha sobrado) foi o fim da técnica, interessante como esse mundo é preconceituoso até na cor do post it.

Portanto quando for aplicar a técnica, use as dicas que dei acima e observe os sinais, se foi bom continue usando e comente como foi a experiência.

Alguns exercícios desenvolvidos ao longo do curso:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pendrive x HD x Nuvem: Como usar a hierarquia de memória para gerenciar seus arquivos

Quanto conteúdo nós produzimos ? Quanto material já foi perdido, apagado ou furtado no estacionamento do carrefour ? É fácil saber onde eles estavam, no seu HD externo, pendrive ou notebook. Apesar de estarmos experimentando o armazenamento em nuvem, alguns dispositivos ainda convivem diariamente em nossos escritórios. Assim como na Arquitetura de Computadores, a hierarquia de memória pulou dos livros de OC - Organização de computadores e está nos nossos bolsos, cabe a própria industria de tecnologia e armazenamento sugerir o melhor uso para todos esses gadgets. Portanto quanto mais rápida a memória, mais cara e em menor quantidade, por isso temos que classificar: O valor e impacto da informação, o valor da disponibilidade da informação, o tempo de armazenamento. O Pendrive teve seu valor reduzido e sua capacidade ampliada, ele está nos chaveiros e é bem fácil de perder. Os celulares são o controle de nossas vidas, muita coisa pessoal e confidencial está lá, você sincroniza...

Acender o palito de fósforo e apagar, é tão rápido quanto...

 o Ciclo de Vida dos Produtos (CVP) de tecnologia Quando você trabalha com desenvolvimento de software, você tem o hábito de falar sempre em ciclo de vida ou modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de software, entre eles temos os modelos em cascata, espiral e combinações mais modernas e requentadas disso tudo. Mas hoje o ciclo de vida é outro, é aquele utilizado no marketing, uma visão mais fora da caixa e direcionada a alta gestão, exatamente porque esta ferramenta é usada para auxiliar na tomada de decisão. O ciclo de vida de um produto visa a olhar além das fronteiras da empresa, não se preocupando, necessariamente, com as competências da empresa. Quando você gerencia diversos sistemas, esse é um dos indicadores que precisam ser observados, eles não são exatos mas ajudam a traçar uma estratégia. Imaginem que a mudança de CEO ou CIO, no cliente, tem impacto direto no ciclo de vida do produto. Como todo ciclo de vida, ele tem fases, elas são comparadas ao mo...

Se o melhor presente do mundo existe, ele é do nosso Pai

  A linha do tempo dos presente que recebi do meu Pai, e porque ele merece o melhor presente do mundo: 1. Amor , ao me mostrar o que é ser filho e remeter seu amor, carinho e cuidado aqueles que nos deram seus melhores dias de vida para construir conosco o nosso melhor. Várias momentos bons perto dos meus avós. Sempre que me ouvia falar besteiras sobre o mundo e sobre as coisas que eu não sabia e mesmo assim emprestava a sua atenção de Pai para me ouvir. Quando almoçava e sempre que eu sentava perto sobrava uma ou duas colheradas. Quando abaixava a televisão para ouvir aquilo que tínhamos para falar. 2. Confiança , Se existe momentos que são importantes, um deles foi o vestibular. Ainda no dia anterior ao da prova, o sr. Stones (PAI e Aniversariante) conversou de forma atenciosa e carinhosa, dizendo que apesar de ser importante, passar ou não era algo que não importava muito para ele pois enquanto ele estivesse lá daria o suporte para que no ano que vem pudesse ter as ...