A primeira tentativa de comunicação escrita aconteceu com sucesso nas cavernas, logo depois os desenhos dominaram as paredes e aos poucos fomos trocando essa forma de representar o mundo pelos algarismos e letras, e isso não nos tornou mais inteligentes, hoje as coisas estão tão complexas que uma das formas mais eficientes para representar problemas e soluções é o desenho.
Depois que fiz o curso com o prof. Daniel Armond, na Fabriq, chamado visual thinking observei várias formas de aplicar, umas com sucesso e outras com fracasso ainda não superado. Quer que eu desenhe ? Alguém já desenhou pra gente, clique e veja com fazer.
Resultado do quadro depois de uma reunião visual
Tentei usar no Cliente S******, no Cliente I*** e em um projeto pessoal. Como tudo na vida, aplicar essa técnica exige planejamento e principalmente material. As duas reuniões com clientes precisaram retornar a forma antiga e chata pela falta de material, um bloco de post it não está tão caro quanto um pacote de feijão mas também não está tão barato assim.
Outro ponto para ser informado para aqueles que tentam aplicar a técnica é a falta de introdução do que é a técnica além da preparação e como será usada, se o seu cliente tem mais de 60 anos e 30 de serviço público podes crer que vai ser um problema. Agora se está na faixa dos 30 a 40 anos e é egresso da iniciativa privada pode aplicar, tenho certeza que essa técnica pode criar até um entusiasmo entre os participantes.
O último ponto que observei são as escolhas das cores dos post its. Quando largei um bloco de post its rosa choque (porque era o único que tinha sobrado) foi o fim da técnica, interessante como esse mundo é preconceituoso até na cor do post it.
Portanto quando for aplicar a técnica, use as dicas que dei acima e observe os sinais, se foi bom continue usando e comente como foi a experiência.
Alguns exercícios desenvolvidos ao longo do curso:
Comentários